Programas

Ciptea

Ciptea

A Carteira de Identificação Digital da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) pode ser solicitada em Fortaleza, Ceará, nas Secretarias Regionais. Criada pela Lei Federal nº 13.977/2020, em consonância com o Decreto Estadual nº 54.159 de 16 de dezembro de 2022, a CIPTEA tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas com TEA aos direitos garantidos por lei, tais como gratuidades e prioridade no atendimento em serviços públicos

Leia mais
Observatório Cidades Inteligentes

Observatório Cidades Inteligentes

O Observatório Fortaleza Cidade Inteligente monitora dados, projetos e políticas com foco nos principais rankings e indicadores do mundo, além de mapear e divulgar soluções inovadoras da cidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Leia mais
Desafio Mobilidade Cidadã

Desafio Mobilidade Cidadã

O projeto Mobilidade Cidadã, uma parceria entre CITINOVA – Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, Toyota Mobility Foundation e WRI Brasil, tem como objetivo pilotar soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana, especialmente para a população de baixa renda moradora da região do Grande Siqueira. Essa região fica distante do principal centro econômico de Fortaleza e além de ter baixo IDH, possui diversos problemas de mobilidade como pouca capilaridade do transporte em vias secundárias, altos índices de sinistros viários envolvendo diversos modos de transporte, além da falta de infraestrutura para se locomover a pé ou de bicicleta. Estes desafios impactam diretamente o acesso à oportunidades para a população local, que precisa se deslocar por trajetos de longa duração para acessar a área central do município, onde está localizada a maior parte dos empregos formais, equipamentos públicos e áreas de lazer. Se você acredita no poder de transformar desafios em soluções reais, esta é a sua oportunidade de fazer a diferença.

Leia mais
Fortaleza Dados Abertos

Fortaleza Dados Abertos

O portal Dados Abertos Fortaleza disponibiliza informações sobre as mais diversas áreas da cidade, em formatos abertos, para estimular a inovação, o empreendedorismo e a geração de negócios em Fortaleza. Para a plena operacionalização do programa de dados abertos em Fortaleza, buscou-se dentre outras ferramentas, o desenvolvimento de um canal digital que permitisse o acesso aos dados através da web, sendo desenvolvido o portal de dados abertos de Fortaleza.

Leia mais
Vigilância da Qualidade do AR

Vigilância da Qualidade do AR

Tem como objetivo realizar um monitoramento da qualidade do AR da cidade de Fortaleza e a partir dos dados coletados gerar políticas públicas voltadas para saúde pública, educação ambiental, trânsito e organização urbana de modo geral. A importância de uma política voltada para o monitoramento da qualidade do ar na cidade de Fortaleza vai além da saúde pública, influenciando também outros setores e promovendo condições favoráveis ao desenvolvimento sustentável. É um programa desenvolvido em parceria com a Vital Strategies e inicialmente, o projeto recebeu 75 mil dólares e com esse valor desenvolveu e distribuiu 30 monitores de qualidade do ar pelas ruas de Fortaleza. Em 2025, este programa recebeu um prêmio de 250 mil dólares no evento Parceria para Cidades Saudáveis, em Paris. Nessa nova etapa este programa será expandido e novas políticas ambientais serão implementadas.

Leia mais
Voltar Ao topo